O que aconteceria se neste preciso instante mudássemos radicalmente o rumo das nossas vidas? Se decidíssemos ir viver para um sítio completamente diferente e oposto àquele em que sempre vivemos?
Acabado de regressar do Alasca, João Maciel partilha finalmente connosco o corpo de trabalho, que mais do que um arquivo documental da sua aventura, nos transporta para uma realidade completamente diferente.
Cansado da rotina do “mundo conhecido” decide romper com a “sua zona de conforto” e estabelecer-se num destino improvável. Em finais do ano passado, mais concretamente a partir de Dezembro de 2012, aventura-se através do território selvagem do Alasca.
Durante sete meses explora esta área adversa do planeta, caracterizada pelo seu duro clima de inverno, mas com paisagens de cortar a respiração. Completamente isolado e imerso nesta cultura passa por inúmeras experiências que definem o seu novo quadro referencial.
Neste contexto a sua criação artística produz um corpo de trabalho altamente influenciado pela profunda alteração da sua realidade. Procurando combater a distância, recorre aos novos media e estabelece uma relação ininterrupta com o seu público, abrindo uma página no facebook. Aqui podemos acompanhar todo o trabalho que vai realizando.
Miguel Magalhães